Com o apoio do Projeto Aquilombar, movimento quilombola finaliza rodada de Mesa Quilombola em 2024
Por Flávia Santos
O movimento quilombola, junto com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) de Santarém e o Ministério Público Federal, realizou hoje (26), a última Mesa Quilombola do ano.
Nela, foram encaminhadas questões essenciais para a conclusão dos processos de regularização fundiária que estão em fase de finalização, bem como, foram adotadas medidas que asseguram celeridade aos processos em estágios inicias.
Com a articulação estratégica das Associações representativas dos territórios quilombolas da Regional Baixo Amazonas e da Malungu foi possível tecer encaminhamentos que vão desde a articulação com o INCRA Sede, para a necessária ampliação da equipe que compõe a Divisão Quilombola, até a garantia de um cronograma para a realização de intervenção diante das ações de invasores que violam os territórios.
Com o apoio do projeto Aquilombar, realizado pela parceria entre o Fundo Dema, a FASE e a Malungu, e de outras instituições, como o Ministério Público Federal, os trabalhos foram encaminhados durante todo o dia, sendo esta a Mesa mais duradoura do histórico de Mesas Quilombolas do INCRA Santarém.