Oficina debate Reforma Política e Direitos das Mulheres
Evento será promovido pelo programa da FASE na Amazônia, pelo Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP) e pelo Movimento de Mulheres Feministas (MARIAS)
No marco das atividades do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o programa da FASE na Amazônia, o Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense (FMAP) e o Movimento de Mulheres Feministas (MARIAS) realizarão, nesta terça-feira (3), uma oficina na capital paraense Belém. O evento, cujo tema será A Reforma Política e os Direitos das Mulheres, é voltado para todas as mulheres que tenham interesse neste assunto.
A ideia é trocar experiências para que elas tenham cada vez mais conhecimento de seus direitos e sobre a necessidade de mudanças no sistema político do país. As entidades que promovem a oficina, assim como outras organizações e movimentos sociais que participaram de um plebiscito popular sobre o tema, reivindicam que a reforma política deve ser feita através de uma Constituinte Exclusiva e Soberana.
Este plebiscito popular conseguiu envolver a participação de 7.754 milhões de pessoas em 2013. Agora, as entidades da sociedade civil mobilizadas em torno da pauta, inclusive as que debatem a igualdade de gênero, defendem a realização de um Plebiscito Oficial para que toda a população brasileira possa participar e decidir sobre qual Reforma Política é necessária para o país.
Uma das reivindicações é que as mulheres tenham mais voz e vez na política. Apesar de atualmente o país ter uma presidenta, os números demonstram que elas ainda são minoria no sistema político eleitoral. Entre os governadores eleitos em 2014, 26 são homens e somente uma é mulher. Dos 81 parlamentares no Senado, 12 são mulheres. São apenas 51 mulheres entre os 513 deputados na Câmara Federal.
A realidade da falta de representatividade da mulher também está refletida nas Assembleias Legislativas. Houve uma redução no número de deputadas: são 26 representantes femininas a menos. Na Assembleia Legislativa do Pará, estado onde ocorrerá a oficina sobre o assunto, a bancada feminina diminuiu de seis para três representantes.
Serviço:
Mais informações : Ádima Monteiro (91) 981211281; Silvia Rodrigues (91) 988647865; Maria José (91) 987318959; e Aldebaram Moura (91) 98113256.