‘Comunicação para o monitoramento’ é pauta de encontro
Por Élida Galvão
Fundo Dema
Discutir a importância da comunicação enquanto instrumento para o monitoramento do Fundo Dema foi a motivação para que integrantes do Fundo Dema, entre eles dinamizadores, representantes do Comitê Gestor, funcionários e comunicadores populares de redes sociais e rádios comunitárias, estivessem reunidos durante os dias 23 e 24 de junho, em Santarém (PA). Vindos das três regiões de atuação do Fundo Dema Transamazônica, BR 163 e Baixo Amazonas , os 30 participantes puderam dialogar e traçar estratégias para fortalecer a rede de comunicação do Fundo em função do monitoramento e da visibilidade dos projetos apoiados.
No primeiro momento do encontro, os participantes foram informados sobre o quadro dos projetos apoiados tanto pelo Fundo Fiduciário, quanto pela parceria com o Fundo Amazônia. Em seguida tiveram a oportunidade de avaliar a comunicação em rede para traçar estratégias com o objetivo de dar visibilidade aos projetos e ações desenvolvidas pelos grupos.
Durante a reunião foi apresentado o Manual de Marca do Fundo Dema com a releitura da logo, sendo disponibilizada em arquivo a todos os presentes. Este manual surge da necessidade de evidenciar o trabalho que o Fundo realiza e sua identidade institucional, além de estabelecer parâmetros para a correta utilização da marca, que por meio de uma releitura visa fortalecer a representação visual do Fundo Dema e sua relação com a justiça ambiental a partir da relação com as pessoas, com as comunidades e com a floresta.
Nova logo do Fundo Dema é apresentada aos participantes do encontro
O encontro fortaleceu ainda a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos com exibição do filme O veneno está na mesa – idealizado pela parceria entre a Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, Fiocruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e a Organização de Proteção Ambiental Bem te Vi -, que mostra o perigo da alimentação com produtos agrícolas contaminados por agrotóxicos e que beneficiam somente o agronegócio. Os participantes também fotografaram com a logo da campanha e em seguida fizeram o registro nas redes sociais.
Por fim, divididos por regiões, cada grupo reuniu, elaborou e apresentou uma agenda de monitoramento para ser executada nas três regiões de atuação do Fundo Dema com vistas a dar visibilidade destas ações por meio dos canais institucionais de comunicação e das redes sociais.