Comunicado sobre o recebimento de projetos inscritos para a 3ª Chamada Pública Geral e Quilombola
O Fundo Dema agradece a iniciativa das Associações ao inscrever projetos comunitários para a seleção da 3ª Chamada Pública Geral e 3ª Chamada Pública Quilombola de Apoio a Projetos Socioambientais do Fundo Dema.
Nesta edição, recebemos um número bastante expressivo de inscrições. Foram 79 projetos inscritos na Chamada Pública Geral e 14 projetos na Chamada Pública Quilombola. Serão disponibilizados R$ 1.560.000,00 (um milhão, quinhentos e sessenta mil reais) para apoio a projetos da Chamada Geral e R$ 312.000,00 (trezentos e doze mil reais) para o apoio a projetos da Chamada Quilombola. Portanto, ressaltamos que a somatória de apoio financeiro não poderá ultrapassar os referidos tetos.
Dessa forma, no período de 13 a 18 de outubro de 2014, o Comitê Gestor do Fundo Dema estará reunido com o objetivo de avaliar os projetos inscritos na Chamada Pública Geral. Posteriormente, a avaliação dos projetos inscritos na Chamada Pública Quilombola será realizada no período de 3 a 7 de novembro, pelo Comitê Gestor do Fundo Dema Quilombola.
A avaliação dos projetos obedecerá as seguintes etapas:
– Apreciação e pontuação de acordo com os critérios estabelecidos na Chamada Pública, que será feita pelo Comitê Gestor;
– Análise documental, que será feita pela equipe Fase/Fundo Dema.
O resultado da avaliação será comunicado no prazo de duas semanas após o término do período destinado a este processo, por meio de carta a ser enviada a cada Associação proponente, na qual constará a aprovação com ou sem condicionantes (reformulação de projeto, complemento de documentação etc.).
Portanto, à medida que os projetos forem aprovados pelo Comitê Gestor, considerando o atendimento às condicionantes exigidas, o Fundo Dema os encaminhará ao Fundo Amazônia – gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – para a apreciação e liberação das doações solicitadas.
Assim sendo, a liberação dos recursos financeiros pelo BNDES dependerá do prazo que os proponentes dos projetos levarem para atender às exigências. A previsão de conclusão deste processo é para o 1º semestre de 2015, dependendo da agilidade no atendimento às condicionantes.
Mais uma vez agradecemos a participação de comunidades, grupos e associações e desejamos sucesso na construção de um mundo social e ambientalmente justo.