Fundo Dema divulga Edital para 3ª Chamada Pública Geral
Por Lílian Campelo
Ascom Fundo Dema
O Fundo Dema lança a 3ª Chamada Pública Geral de apoio a pequenos projetos socioambientais, direcionada a organizações civis, comunidades, associações, grupos de mulheres, extrativistas, rádios comunitárias e demais grupos que desenvolvam projetos que estimulem o manejo florestal de forma comunitária e sustentável, a recuperação de áreas degradadas, a conservação e manutenção da biodiversidade, a valorização da floresta em pé e os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta.
Durante 10 anos de atuação na Amazônia Paraense já foram apoiados mais de 200 projetos socioambientais lançados através de 8 editais. O Fundo Dema é um fundo fiduciário resultado de uma das parcerias mais bem sucedidas entre o Governo Brasileiro, Ministério Público e a sociedade Civil organizada.
Devido a sua longa atuação e inserção juntos as comunidades, uma nova parceria se estabelece. Desde 2011 a Fase/Fundo Dema e o Fundo Amazônia apoiam projetos socioambientais através das Chamadas Públicas. Na primeira Chamada Geral 38 projetos foram enviados pelas organizações, sendo destes 34 aprovados e na segunda 53 projetos encaminhados ao Fundo Dema e aprovados 50. A crescente evolução de projetos enviados para concorrer as chamadas públicas demonstram o sucesso desta parceria.
Linhas Temáticas Os projetos a serem selecionados e apoiados na Terceira Chamada Pública devem atender seguintes linhas temáticas:
(1) Fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades;
(2) Fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades;
(3) Manejo sustentável de recursos naturais.
Ações Observadas as linhas temáticas, os projetos deverão se enquadrar em uma ou mais ações conforme lista abaixo:
Áreas de abrangência do projeto
Poderão participar projetos enviados para a realização de ações nas microrregiões do Estado do Pará em Altamira na área de influência da Transamazônica; Itaituba na área de influência BR 163; e Santarém na área de influência Baixo Amazonas.
Prazos
Os projetos deverão ser executados em, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses contados da data da contratação.
Não serão aceitos projetos cujo cronograma de execução ultrapasse o prazo acima estabelecido
Envio
Os projetos deverão seguir o roteiro que consta na chamada, Anexo 1, devendo as propostas serem enviadas até 30 de Maio de 2014 ao endereço:
FUNDO DEMA Somos a Floresta
A/C da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional FASE
Rua Bernal do Couto, 1329
66055-080 Umarizal Belém PARÁ