O Fundo Dema expressa todo o seu apoio a liderança indígena Sônia Guajaja e ao povo Munduruku dos territórios do Alto, Médio e Baixo do Tapajós, no Pará.
O Fundo Dema expressa todo o seu apoio a liderança indígena Sônia Guajaja e ao povo Munduruku dos territórios do Alto, Médio e Baixo do Tapajós, no Pará.
Sônia Guajajara vem sendo alvo de ataques da Fundação Nacional do Indio (FUNAI), numa clara tentativa de intimidar e criminalizar o movimento indígena e suas lideranças que lutam em defesa destes povos, denunciando negligências e violação aos seus direitos.
De forma contaditória, o órgão federal que deveria defender os povos indígenas e proteger seus territórios, vem perseguindo politicamente lideranças e organizações indígenas, por meio de uma administração racista, que tenta cercear o direito à liberdade de expressão e a autonomia em reagir às práticas etnocidas deste desgoverno de Bolsonarista.
Também nos solidarizamos com a luta do povo Munduruku, que sofre com a invasão de mineradoras em seus territórios e que encontram-se em constante ameaça pelo PL 191/2020, que prevê, inconstitucionalmente, a abertura das Terras Indígenas à exploração mineral, de petróleo, gás, geração de energia por hidrelétricas e até mesmo plantação de transgênicos. Tudo isso sem que aos povos indígenas seja garantido e respeitado o direito à Consulta Prévia, Livre, Informada e Consentida, assegurado pela Convenção 169 da OIT, o que favorece exclusivamente os grandes negócios empresariais da exploração dos Bens Comuns e que representam verdadeiros projetos de morte.
Nos juntamos a estas lutas e continuaremos ao lado dos povos indígenas levantando vozes, cartazes e faixas em defesa de seus direitos e em solidariedade às suas causas legítimas. Aqui a boiada não passará!
Fonte: Fundo Dema